quinta-feira, 8 de março de 2012

[oceano]

[27 de Julho de 2008]

(Numa noite comum, deita-se e cobre-se)
Desprende das coisas inertes do mundo
Mergulha sem medo num sono profundo
Desperta pra sempre no topo do monte
O sol se derrete em luz-horizonte
Percebe no céu de papel uma ponte
Só por um segundo

Sentado a sonhar, ao pé do pomar
Num salto se solta do monte a voar
Seus olhos na lua, seu ser ele abarca
Sua mente uma força, seu corpo uma arca
A lua de giz faz no céu sua marca
Reflete no mar

Despenca, então, à sua fria morada
Como a vida se torna emboscada?
Afoga-se sob lencóis, incomum
Procura na imagem sentido algum
Se sente pequeno, finito, só um,
Quase nada

(Lhes pergunto,)
Se Deus tem pra cada indivíduo um plano
Por quê foi dar justamente ao humano
Ao fazê-lo restrito, pensante, ansioso
Com pompa, audácia, oscilante, medroso
Mártir e santo, ou até monstruoso
Uma alma do tamanho dum oceano?





Não me lembro bem quando comecei com esse hábito. Acho que foi, de fato, em 2008 (um ano um tanto cabalístico pra mim) que escrevi meu primeiro poema-de-aniversário - um bom hábito pra alguém que extravaza no papel.
Ano passado, 2011, não escrevi. Eu gostaria de acreditar que é uma espécie de bloqueio de escritor, mas hoje percebo que esse é só o nome que a gente dá quando não quer se responsabilizar por procurar a saída.
Será que eu vou escrever esse ano?

3 comentários:

Liane Ximenes disse...

Se opinião de mãe vale alguma coisa... Êpa!!! Mãe jornalista, que escrever profissional e domesticamente foi o que mais fez na vida. Mãe perfeccionista, detalhista, exigente e crítica, muitooo crítica! Lindo texto!! Surpreende, por vêzes prosa e outras poesia. Relato consistente e original em forma e expressão. Filho, permita-se a liberdade de escrever. Não deixe que sua crítica seja avassaladora. Iria sucumbir um dom que em você é inato e transcende, a julgar pela amostra. Vou dormir orgulhosa e emocionada. Essa talvez seja sua melhor porção...ESCREVAAAAAAA!!!!!

Jazz disse...

Comentarios meus ainda valem?? e de madrugada, ainda valem?
"Lindo!"

Só mais uma coisa..não deixe de escrever esse ano =)

Bruna Saddy disse...

Lindo.
Um beijo e uma certeza: Vai sim.